Ansiedade

O que é ansiedade?
Ansiedade é uma sensação de desconforto, de receio e de apreensão. Como se trata de uma emoção, a ansiedade é difícil de ser definida com precisão.
Quem nunca ficou ansioso? Todo mundo fica ansioso em vários momentos da vida. Geralmente existem razoes para alguém sentir ansiedade. Tais como:

* Enfrentar uma situação difícil;
* Ir a algum lugar novo ou fazer alguma coisa diferente;
* Ter que dizer alguma coisa desagradável para alguém;
* Apresentar-se em uma competição esportiva, musical, etc

Quando ficamos preocupados, partes do cérebro interpretam que o corpo está correndo perigo, liberam hormônios que preparam o corpo para lutar ou fugir. Normalmente, depois que passa o evento desagradável, nosso corpo retorna ao normal. A ansiedade por si não e uma doença, e uma emoção associada ao desenvolvimento normal.
Preocupar-se e ficar ansioso não é apenas uma reação normal, mas necessária para a boa adaptação individual à sociedade e ao ambiente. Faz parte do nosso sistema de defesa. Ela nos prepara para lidar com situações difíceis ou desconhecidas, estando sempre presente nos processos de mudanças e nas novas experiências de vida, possibilitando ao indivíduo uma maior atenção sobre um perigo iminente, para assim poder traçar estratégias adequadas para sua defesa, é um sentimento útil para a preservação da vida.

Sentir ansiedade e normal!
Todos nós sentimos ansiedade, em maior ou menor grau

O nível de ansiedade e um traço que caracteriza a personalidade de cada um. Na verdade, a linha que separa a ansiedade normal da exagerada é muito tênue e varia de pessoa para pessoa. Tem quem lide muito bem com uma rotina agitada, enquanto que outros não podem nem pensar em ter preocupações. Diante de situações de stress há pessoas mais tranquilas e outras com reações mais exacerbadas, diante das mesmas situações. Essas diferenças individuais podem ser explicadas pela genética e pelas experiências de vida de cada um, e pela maneira de pensar de cada um. Ou seja, há pessoas mais predispostas do que outras para sentir ansiedade.
Outra coisa que influencia, e muito, a ansiedade é a nossa maneira de pensar, a forma como pensamos sobre as coisas. Podemos pensar que:

*As coisas vão dar erradas;
* Não vamos ter sucesso;
* Não vamos conseguir lidar com as dificuldades.
* Coisas muito ruins estão por vir

A vida pode parecer uma grande preocupação quando a cabeça fica cheia de pensamentos negativos e de preocupações. Parece que não conseguimos interrompê-los, achamos difícil nos concentrarmos e pensarmos com clareza e os pensamentos negativos e preocupantes parecem tornar as sensações físicas ainda piores.

Quem pensa que as coisas sempre vão dar errado, é mais ansioso.

Se a pessoa imagina o tempo inteiro que as coisas vão dar errado, ela sofre mais com a ansiedade. Esse tipo de “pensamento catastrófico” faz uma pessoa ser mais preocupada do que outra.

Ansiedade patológica
A ansiedade é considerada patológica quando sua característica adaptativa como mecanismo de alerta para os perigos internos ou externos em potencial é excessiva, desproporcional, levando ao sofrimento intenso, impedindo que a pessoa viva a vida de maneira normal, ou seja, torna-se patológica quando começa a atrapalhar a vida da pessoa, quando o seu grau estiver desmedido em relação a uma situação, ou às circunstâncias externas.

A ansiedade pode nos beneficiar ou nos prejudicar, dependendo das circunstâncias e da intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial nosso funcionamento psíquico e somático.

Quando a ansiedade torna-se patológica passamos a considerá-la um transtorno, e daí podemos incluí-la num grupo de distúrbios, denominados TRANSTORNOS DE ANSIEDADE.

Para ser uma condição médica a ansiedade precisa atender a determinados critérios, tais como:
*ocorrer na maioria dos dias num período mínimo de 6 meses;
* apresentar pelo menos três dos seguintes sinais e sintomas: irritabilidade, factibilidade, inquietação, tensão muscular, distúrbio do sono, dificuldade de concentração.

Quando procurar ajuda?
Deve-se procurar ajuda quando o nível da ansiedade estiver desproporcional, atrapalhando a vida da pessoa.
Grande parte das pessoas que apresentam transtornos de ansiedade não procuram tratamento, por falta de conhecimento sobre o assunto, pelo sentimento de vergonha em expor tudo o que sentem e pela crença errônea que se trata de uma fraqueza pessoal. Além disso, tentam esconder seus sintomas das outras pessoas. Isso porque boa parte das pessoas se esquivam das situações que lhe causam ansiedade.

Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade são patológicas, e requerem tratamento específico. Um diagnóstico precoce e preciso, um tratamento eficaz e o acompanhamento por um prazo mais longo, são imprescindíveis para obter-se melhores resultados e menores prejuízos.
E possível reverter esses quadros tão dolorosos ou no mínimo atenua-los, para que seja possível desfrutar a vida. E possível melhorar muito a qualidade de vida dessas pessoas

Se você sente ansiedade constante procure a ajuda de um especialista em saúde mental.
É importante salientar que, como o estado de ansiedade perturba a visão que a pessoa tem a respeito de si mesma e a respeito do que acontece no ambiente é necessário que esse diagnóstico seja sempre feito por um especialista em saúde mental.
Também vale dizer que, estudos atualizados sugerem que, mesmo após a supressão dos sintomas, permanecer com o tratamento por mais um período, pode diminuir o número de recaídas.

Mais postagens