Mau humor crônico

Todos nós temos dias melhores e outros piores. Nem sempre as coisas saem conforme planejamos e isso pode nos deixar com um mau humor danado! Mas há pessoas que estão sempre de mau humor, independente dos acontecimentos. A maioria de nós conhece alguém assim. O que pouca gente sabe é que: o mau humor constante pode ser uma doença que tem um nome: Distimia.

A Distimia foi reconhecida pela medicina nos anos 80, como uma forma crônica de depressão, mas com sintomas mais leves. A diferença é que, na depressão grave a pessoa fica paralisada, tem dificuldades para sair de casa e às vezes até mesmo da cama. Quem tem distimia continua tocando a vida, mas está sempre reclamando. O distímico só enxerga o lado negativo do mundo e não sente prazer em nada. Não se queixam propriamente de tristeza, mas da falta de alegria de viver. Para eles a vida é sem graça!

A distimia pode aparecer na infância ou numa fase mais tardia da vida. O mais comum, porém, é que surja na adolescência. Há evidências de que muitos idosos já tinham manifestado sinais do transtorno na adolescência. Na infância, acomete igualmente meninos e meninas. Depois, é mais prevalente nas mulheres do que nos homens. Para cada homem existem cerca de três mulheres com Distimia. A incidência geral na população é cerca de 3%.
Uma coisa é fato: quanto mais cedo a Distimia começar, mais vai prejudicar os relacionamentos da pessoa.

CARACTERÍSTICAS
No distímico o mau humor é constante. São pessoas de difícil relacionamento. Em geral, são perfeccionistas, o que faz delas bons profissionais, porém não têm muita tolerância com as imperfeições dos outros, isso dificulta o relacionamento com os colegas. Costumam ser sarcásticos, rabugentos, exigentes e queixosos. Para elas nada está bom, nunca! Estão sempre irritadas, reclamando de tudo e de todos. Só enxergam o lado negativo das coisas. São pessoas irônicas e briguentas que costumam dar “shows de mau humor”, falando alto, ofendendo e desprezando as pessoas, brigando em todos os lugares. Tanto a pessoa sofre bastante, como quem com ela convive.

Na maioria das vezes são consideradas “chatas” ou de “gênio forte” e geralmente são chamadas pelas outras pessoas de “mal amadas”, “amargas” e “implicantes”.
São pessoas com a tendência em dedicar pouco tempo para atividades de lazer, valorizando em excesso atividades produtivas. Costumam ter pouquíssimos amigos, não só porque as pessoas os deixam irritados, mas eles irritam tanto as pessoas ao seu redor, que elas também se afastam, isso faz com que sejam pessoas isoladas.

Além do sofrimento emocional, também podem aparecer inúmeros sintomas físicos. Isto faz com que essas pessoas procurem os médicos com queixas vagas e mal definidas, tais como mal-estar, letargia e fadiga. Não é raro que até os médicos sintam-se irritados com essas pessoas, às vezes até solicitando que procurem outro colega.

Pouca gente sabe que se trata de um transtorno emocional. Alguns distímicos até percebem que são “chatos” e lamentam por isso, mas não sabem o que fazer pra serem diferentes, atribuindo seu mau humor constante a um traço de sua personalidade. Raramente alguém com distímia busca ajuda. A pessoa não enxerga isso como um problema. Para a maioria dessas pessoas, o problema está nas outras pessoas. São pessoas sempre muito resistentes às sugestões de terapia.
As consequências da distimia podem ser graves, incluindo prejuízo no relacionamento familiar e social em geral, no desempenho profissional, aumento de sintomas físicos e doenças psicossomáticas e aumento do risco de desenvolver Depressão Maior.

CAUSAS
A causa da Distimia, como tantos outros quadros afetivos, é multifatorial. Entre esses múltiplos fatores destacam-se a hereditariedade, traços de temperamento, predisposição biológica, dentre outros. Relacionam-se os sintomas a um possível desequilíbrio químico dos neurotransmissores em regiões do cérebro que comandam o humor. Eventos de vida estressantes na infância podem ter um papel importante no perfil afetivo distímico do adulto, segundo alguns pesquisadores.

Mas como detectar se mau humor é mesmo patológico?
Sintomas da Distimia:
* Mau humor constante
* irritabilidade constante podendo chegar à agressividade
* Autoestima baixa e autocrítica alta.
* Desânimo e tristeza;
* Predominância de pensamentos negativos;
* Perda ou aumento do apetite
* Distúrbios do sono: a pessoa pode tanto dormir demais como ter insônia.
* Falta de energia para agir: tudo é feito por obrigação, nada gera prazer.
* Isolamento social;
* Fadiga crônica: o cansaço é predominante, e a realização das atividades leva mais tempo que o necessário.
Importante salientar que para ser considerado distimia é preciso que os sintomas estejam presentes há pelo menos dois anos consecutivos.

TRATAMENTO
Como vimos, o mau humor crônico é uma doença que exige tratamento.
Se você se identificou com a maioria dos sintomas listados acima, ou se as pessoas que convivem com você têm lhe falado sobre seu mau humor e irritabilidade constantes, considere a possibilidade de que esteja sofrendo de distimia.
Portanto, se nos últimos dois anos, você ou alguém que você conhece está sempre de mau humor, irritado, pessimista, esteja certo de que isso não é normal. É importante que se consulte um especialista em saúde mental.

Sendo a distimia um estado crônico, o tratamento considerado mais eficaz é aquele que associa o uso de medicamentos com psicoterapia.
A função do medicamento é restabelecer esse equilíbrio neuroquímico. Os resultados da medicação costumam ser satisfatórios em tempo relativamente curto. Porém, só o uso de medicamentos não é o suficiente, tendo em vista que a pessoa passou a apresentar um determinado padrão de pensamentos e de relacionamentos, e isso precisa ser modificado. Faz-se necessário mudanças na maneira de pensar e de agir do indivíduo, daí a psicoterapia ser fundamental. É preciso modificar a visão pessimista da vida, aprender novas formas de relacionar-se com os demais. Assim a pessoa poderá viver de maneira mais equilibrada.