VOCÊ TEM UM PROPÓSITO DE VIDA?

VOCÊ TEM UM PROPÓSITO DE VIDA?

A maioria das pessoas passa os dias em franca atividade, dissipando energia e dispersando pensamentos a respeito de diversos assuntos disparados em diversas direções. Na verdade, estão presas apenas aos problemas do momento e às preocupações imediatas. Todo esse esforço não as levará a lugar nenhum, se não houver planejamento. Fracassam pela falta de objetivos definidos na vida, porque gastam energia andando em círculos, triturando ideias em múltiplos temas. Quando ficamos andando sem um norte, temos a frustração de uma existência vivida em vão, portanto sem sentido. E nós, seres humanos, buscamos significados, queremos nos tornar realizados.

 

EU TENHO UM OBJETIVO NA MINHA VIDA?

Se quiser chegar a algum lugar na vida, é fundamental saber que lugar é esse.

Pergunte-se: Tenho uma visão clara do que eu busco na minha vida? Estou vivendo de acordo com meus princípios e valores? Se a resposta for afirmativa, isso é muito bom! Quando você sabe como quer viver, você poderá conduzir o seu tempo e as suas ações para obter o que busca.

Se após refletir, perceber que não está vivendo a vida que gostaria, então é hora de agir.  Como dizia Albert Einstein: “ Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

Preste atenção no seguinte: se você não tem, pode criar um propósito em sua vida. E vale ser um propósito transitório, até encontrar algo realmente significativo. Para se inspirar, comece fazendo atividades que lhe tragam alegria, energia e vitalidade.

Tire um tempo para ficar consigo mesmo e reflita: O que é importante para mim? Quais são meus sonhos? O que eu quero para minha vida? O que amo fazer? Há alguma tarefa que eu faço melhor do que as outras pessoas? Qual a atividade que, quando a realizo, não sinto o tempo passar? Quais são os meus talentos que, quando os realizo, sinto orgulho e prazer?

Você precisará obter uma compreensão clara de cinco questões:

  • Onde estou?
  • O que eu quero?
  • Quando quero?
  • Por que quero?
  • Como irei conseguir?

 

Anote em um papel as ideias que lhe vierem à mente. Reflita se você está usando suas aptidões com a frequência ideal. Se a resposta for negativa, explore em sua rotina oportunidades de colocar em prática os seus talentos.   Todos nós temos talentos, quais são os seus talentos naturais? Você pode descobrir e fazer um plano de vida com base neles.

Para te ajudar a encontrar seu propósito de vida, vou lhe dar uma dica:  não basta ser algo que você simplesmente faça bem. Para ter valor na ciranda da vida, tem que ser algo que seja significativo para você, que o faça sentir motivação e alegria, que faça você se sentir realizado. A realização vem quando as conquistas estão alinhadas com seu propósito de vida. Quando o realizamos, nosso trabalho deixa de ser um “trabalho” e passa a ser alegria de vida.

Muitas pessoas perseguem um objetivo e, ao alcançá-lo, sentem uma satisfação momentânea, mas, em seguida, um imenso vazio. De nada adianta traçar objetivos sem um porquê bastante forte, algo que realmente faça sentido em sua vida.

Buscar o sentido da sua vida nada mais é do que entender melhor quem você é, e o que você quer para sua vida. Somos seres únicos.  Para conquistarmos a felicidade, o autoconhecimento é de fundamental importância.

Quando conseguimos definir um propósito e nos comprometemos a atingi-lo, organizamos todo o nosso conhecimento e energia em torno dele.  Ao focarmos em um único ponto, criamos o que se chama de esforço organizado. Esse esforço, aos poucos, se transforma em um poder pessoal.  Uma vez que possuímos esse tipo de poder, podemos usá-lo para superar qualquer obstáculo, circunstâncias ou forças que se imponham em nosso caminho. E, para vencer, todos nós precisamos de força para ultrapassar os obstáculos.  Nenhum sucesso vem do acaso.

Saiba que você pode ter mais de um propósito na vida e que, ao longo de sua trajetória, o seu propósito pode mudar.

Para realizar nossos sonhos, é necessário sempre fazer um planejamento.  Não faça nada por impulso. Planeje, plante sementes, cultive, coloque foco, esteja inteiro nas situações rotineiras de sua vida. Não se esqueça de que o presente é onde de fato a vida acontece.

Defina metas claras e atingíveis, assim como um plano para desenvolvê-las.

Tenha sempre em mente os seus valores: o fato é que você pode estar trabalhando duro por objetivos com os quais você não concorda.

E lembre-se: ninguém pode decidir o que é melhor para você, além de você mesmo. Passar um tempo em sua própria companhia, pensando, analisando, meditando, pode ajudar, pois as respostas verdadeiras vêm de dentro do coração. Para viver o seu propósito, é preciso ousar, ser você mesmo, sem medo.

1 Comments

  1. Regina Vilhena

    Creio que seja esse mesmo o caminho.
    calma, sabedoria e saber o que procura é um bom começo. Mas em tudo, tudo peça a direção de Deus, que ele abençõe seus planos, coloque diante do pai ore e as coisas vão acontecendo de uma maneira que te trará paz.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>