Por que algumas pessoas só se tornam boas pra gente, quando começamos a ignorá-las?

Pergunta: Por que algumas pessoas só se tornam boas pra gente, quando começamos a ignorá-las? Se as tratamos bem, elas são as que mais entristecem nosso coração! Acontece muito comigo… não entendo, pois para as pessoas que fazem bem pra mim, quero sempre fazer o bem, e àquelas que me fazem mal, eu oro por elas pra Deus abençoar (…)

Suzana Silva

Resposta: O ser humano é mesmo complicado, não é Suzana?  Muitos de nós não aprenderam como se relacionar, infelizmente!  Às vezes magoamos, outras vezes somos magoados.

Muitas vezes no trabalho ou no ambiente familiar somos obrigados a conviver com pessoas que não nos tratam bem, que nos magoam constantemente, que não têm os mesmos valores que a gente  e fugir da presença delas pode ser algo impossível, então o que fazer?  Como não há receitas, e não sei exatamente qual é o contexto de seus relacionamentos,  falarei de maneira generalizada e espero que te ajude.

Conviver com algumas pessoas pode ser mesmo um grande desafio! Há pessoas que acham que nascemos para servi-las,   que o mundo gira ao redor delas, falam sem pensar, gritam com a gente, nos maltratam.  Ninguém gosta de ser maltratado numa relação, não é? Seja numa relação amorosa, numa amizade, numa relação profissional ou familiar.

Nem sempre sabemos como lidar com esse tipo de gente. Às vezes,  podemos pensar que o comportamento do outro é devido a alguma coisa que lhe fizemos e, então, começamos a tentar agradar ao máximo,  mas nada do que fazemos parece surtir efeito! Aliás,  ficar tentando agradar muito,  pode até surtir efeito contrário, deixando o outro irritado.

Não conheço a sua história, mas constato que percebeu que deveria mudar o seu comportamento com tais pessoas, no que fez muito bem! Se alguém não está te tratando como deveria,  com respeito e  dignidade, se você já conversou abertamente com essa pessoa e nada do que tenha feito surtiu efeito,  em meu ponto de vista,  é interessante, sim,  você  mudar o seu comportamento em relação a essa pessoa. Quando você está sempre disponível, trata bem o outro, mas permite ser tratada de qualquer forma, faz com que algumas pessoas te desvalorizem te dando muito menos atenção do que deveriam, bem menos do que você merece!

E é muito ruim se sentir desvalorizada, muito ruim ser maltratada, não é?  Se isto está acontecendo com você, dependendo do caso e do tipo de relacionamento,  pode ser a hora de se afastar.   Em determinadas situações, “dar um gelo”   pode ser um “santo remédio”, estabelecendo um limite, para que a pessoa possa refletir sobre as atitudes dela, perceber que, se quiser se relacionar com você, não poderá ser do jeito que ela bem entender, e que o respeito é algo importante numa relação!

Neste tempo, observe os comportamentos da pessoa e reflita para que possa tomar boas decisões. Deixe que a pessoa te procure. Jamais implore sua presença. Se necessário for,  siga dignamente o seu caminho sem ela!

Todos nós temos o direito de ser amados e aceitos pelo que nós somos!  Não devemos permitir que as pessoas nos maltratem!

Ninguém muda ninguém, portanto,  nós devemos mudar a nós mesmos: valorize-se  mais!!! Saiba quem você é, quais são os seus pontos fortes e fracos, procure gostar da própria companhia, não abra mão da sua vida, não permita que as pessoas tenham controle sobre você  e aprenda a se defender quando o outro passa dos limites.  Não aceite ser desrespeitada.

Quando você muda,  quando você se respeita, quando começa a não se mostrar tão interessada em agradar, o outro pode pensar:  “Opa! Algo mudou! O que terei que fazer para voltar a ter aquela atenção?”

Se sua ausência não fez falta, não há problema! Nenhum de nós consegue  agradar todo mundo! Somos imperfeitos, incompletos, mas podemos ser amados como somos.

O fato é que a gente tem que gostar mais da gente! Para alguns, isso pode parecer egoísmo, mas não é! Quem não se ama e não se respeita, não tem amor e respeito por parte dos outros. Você tem que ser sua melhor amiga, gostar da sua companhia. O primeiro amor deve o PRÓPRIO.  Cuidar de si mesma, ser feliz, independente das outras pessoas, pode tornar você uma pessoa mais interessante. Conheça o seu próprio valor e as pessoas irão te valorizar!

Mais postagens