Minha amiga se afastou. O que fazer?

Pergunta:

“Eu tenho uma amiga pela qual sempre tive extremo amor, carinho, afeto e com quem tenho especial afinidade. Talvez uma das únicas pessoas com que eu tenha total intimidade. De um tempo pra cá, ela se afastou de mim, que eu saiba sem motivos, porque eu sempre fiz de tudo pra ela e sempre zelei por essa amizade. (…) De repente ela se afastou e deixa muito claro sua indiferença para comigo. A Dra. não tem ideia do sentido de frustração, tristeza e até de traição que eu sinto. Isso me causa um sofrimento enorme e avassalador!

Eu gostaria muito de saber sua opinião como profissional para poder não só entender isso, mas principalmente para tentar fazer cessar essa dor que ela e a situação me causaram. É que estou sofrendo muito, acho que se eu conseguisse entender, tudo ficaria menos dolorido, um pouco mais fácil de aceitar.”

Obrigada! Rosalba Torres

 

Resposta:

A amizade é algo muito importante em nossas vidas!

Um café com as amigas, um dedo de prosa… Ah!… como é bom se sentir querida e aceita! Os amigos nos ajudam a suportar as dificuldades de nossas vidas, nos acalentam, nos fazem rir…  Como é gostoso estarmos ao lado de pessoas que nos fazem bem!

Ao longo de nossas vidas, criamos muitos laços de amizade, com  diversas pessoas. Algumas amizades são mais superficiais e outras mais profundas, algumas podem durar uma vida inteira, outras apenas um período.

Há pessoas por quem sentimos afinidade desde o início, o papo rola solto e é uma delícia estarmos ao lado delas! Outras amizades começam de modo diferente, mas são construídas ao longo dos anos.  Porém, para que qualquer amizade possa crescer é preciso ser cultivada pelas duas pessoas.

Uma amizade verdadeira não precisa de contato todos os dias. Às vezes, ficamos anos sem nos vermos… mas o carinho é recíproco e eterno!    Tanto que, quando as encontramos, a sensação de bem-estar nos faz sentir como se nunca tivéssemos nos afastado! Reencontrar amigos verdadeiros depois de um tempo merece uma grande celebração!

A amizade verdadeira tem que ser recíproca! Se a amizade não é recíproca,  é porque não se desenvolveu como deveria. Assim como há plantas que não vingam, há amizades que também não. A afinidade pode aproximar as pessoas,  mas é a reciprocidade que mantém a amizade.  

Seria bom que alguns dos nossos amigos mais especiais permanecessem ao nosso lado para sempre!  O fato é que nada é imutável: os amigos podem vir e depois ir de nossas vidas. As pessoas mudam, os caminhos mudam. Não se pode ser amigo de quem não quer sê-lo!  Para continuar a ser uma amizade verdadeira, as duas pessoas têm que continuar a querer investir nesse relacionamento.

Ocorre que, quando gostamos muito de alguém, abrir mão dessa amizade pode ser muito difícil! Às vezes a dor emocional é tanta que chegamos até a sentir dor física.

Eu sei o quanto é duro sermos rejeitados quando gostamos de alguém. Porém, devemos levar em consideração que ela deve ter os motivos dela e, por mais doloroso que seja, é preciso aceitação da sua parte!  

É inútil fazer de tudo para se reaproximar.  Não insista! Não busque quem não sente sua falta,  quem não a procura, quem não lhe escreve, quem não responde suas mensagens, não atende seus telefonemas.  Insistir poderá piorar ainda mais a situação! Amizade, não se pede, não se implora, não se cobra. Não se pode ser amiga de quem não quer mais ser sua amiga!  Guarde seu carinho para quem merece! Cerque-se de pessoas que gostam de você! Pessoas que, tendo a liberdade de escolher, escolheram ficar perto de você.

Minha sugestão: conheça novas pessoas, faça novas amizades e siga a sua vida!   Deixe ir embora quem não se encaixa mais! Você não precisa especificamente dessa “ex-amiga” para ser feliz!  Você poderá cultivar outras amizades.

Se você se encontrar com essa pessoa, não precisa ignorá-la. Sugiro que seja educada, mas “sem forçar a barra”.  A amizade de vocês poderá ressurgir depois de um tempo, mas é preciso que você a deixe livre agora.

Ame a si mesma e dê valor a quem você é!  Cuide de você! Valorize-se, queria bem a si mesma. Seja sua melhor amiga!

Mais postagens