Dicas para casais com filhos trabalhando em Home Office

Dicas para casais com filhos trabalhando em Home Office

Quem está trabalhando em casa e tem filhos, principalmente pequenos, está enfrentando um desafio e tanto!

Neste momento, estamos todos sob estresse e vulneráveis pelas mudanças de rotina. Diante disso, equilibrar-se entre administrar a casa, cuidar das crianças e manter a produtividade no trabalho não tem sido fácil para muita gente!  Muitos casais estão tendo brigas homéricas!

Diversos fatores, como: quantidade de filhos, idade deles, estrutura familiar e condições financeiras influenciam na proporção das dificuldades, mas o segredo do sucesso está na parceria do casal.

A comunicação é o ponto chave! O casal poderá combinar uma maneira que seja boa para ambos.  Fazer uma lista com as tarefas, definir a ordem de importância, decidir quem vai fazer o quê e como. Levar em consideração as preferências de cada um pode ser interessante!

Dependendo do trabalho, se for possível, escolher um horário que satisfaça o individual e o coletivo: o casal poderá combinar, por exemplo, que um trabalha de manhã e o outro à tarde. No período inverso, cuida da casa e dos filhos.

Se seus filhos forem mais velhos, “abra o jogo” com eles. Assim, será possível que eles compreendam a situação e tenham a chance de manifestar o que têm vontade de fazer enquanto você trabalha. Avise qual horário não poderá ser interrompido. Quando precisar se concentrar, é recomendável que peça  para que fiquem quietinhos em uma atividade individual, como, por exemplo:  TV, celular, computador ou videogame. Rotineiramente, sabe-se que isso não seria o ideal, mas levando-se em conta o fato de que vivemos um momento atípico, pode ser uma alternativa. Portanto, seja flexível.  Sabemos que não dá para ficar o dia todo assim, pois eles também precisam de atenção, então, é interessante programar um horário para ficar com os filhos.

Não há uma solução ideal, cada casal deverá encontrar a melhor opção, de acordo com a realidade da família.

O fato é que é uma ilusão acreditar que você será tão produtivo quanto quando trabalha fora de casa, principalmente tendo filhos pequenos, mas podemos ir driblando a situação com criatividade.

Para finalizar, nunca é demais lembrar que atualmente se ambos têm trabalho remunerado, ambos devem dividir as responsabilidades domésticas, e não digo isso me referindo apenas a homens que não ajudam na rotina do lar. Nos últimos anos também tenho ouvido muitos homens se queixando de mulheres que não ajudam em nada ou ficam com a menor parte do trabalho na rotina da casa.    O diálogo e a divisão justa das responsabilidades é fundamental para não sobrecarregar ninguém e evitar conflitos.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>