Como ser mais produtivo trabalhando em Home Office

Como ser mais produtivo trabalhando em Home Office

Passadas três semanas do distanciamento social, algumas pessoas, que estão trabalhando em suas casas, ainda se queixam da falta de produtividade. Como manter o foco tem sido muito desafiador para muitos, resolvi compartilhar algumas dicas com vocês:

  • Crie um ambiente favorável: Organize seu espaço de trabalho. Lugares desorganizados roubam nossa energia.
  • Elabore uma rotina: tenha horário para levantar, tome banho, tome café e vista-se para trabalhar. Pijama afasta a vontade de pegar pesado no ofício. É claro que não precisa vestir terno e gravata e nem salto alto, mas ficar desleixado, sem pentear o cabelo… faz com que o cérebro entenda que você está relaxando, e isso é um convite para a procrastinação.
  • Lembre-se de que o seu tempo é o seu bem mais precioso! Faça um planejamento. Tenha clareza do que você realmente precisa fazer.
  • Faça uma lista com as tarefas para o dia. Você pode fazer isso logo que começar a trabalhar, ou ao final da jornada do dia anterior.
  • Priorize: defina qual tarefa é realmente importante naquele dia e se envolva totalmente com ela. Fazer várias coisas ao mesmo tempo é o oposto de ser focado. Lembre-se: realize o que é o mais importante em primeiro lugar.
  • Descubra qual é seu pico de produtividade: algumas pessoas são mais produtivas de manhã, outras à noite. Programe o seu dia de acordo com o seu perfil de produtividade.
  • Ninguém consegue se concentrar muito por períodos muito longos. Faça intervalos regulares entre as tarefas.
  • Mas, não exagere: interrupções constantes e distrações desnecessárias tiram completamente o seu foco. O celular pode tirar muito da sua energia e da sua concentração no trabalho. Se você deseja concluir algo, desative as notificações do seu celular. Se, mesmo assim, se sentir tentado a ficar olhando a todo momento as janelas das mídias sociais abertas, desligue tudo em todos os seus dispositivos. É muito mais eficiente você se permitir checar as mídias sociais e os grupos, alguns minutos depois de ter concluído alguma tarefa.
  • Conectar um fone de ouvido e escutar uma música suave em volume baixo
    enquanto trabalha poderá te ajudar a se concentrar mais. Eu, particularmente, costumo me concentrar mais, quando coloco “Músicas para a concentração”. Você pode encontrar várias sugestões no YouTube. Experimente e veja se funciona para você.
  • Reserve alguns momentos específicos do dia para ler e responder os seus e-mails.
  • Não se esqueça de cuidar da qualidade de vida: programe momentos para levantar-se da mesa, caminhar pela casa, se alimentar e beber água.

Foco exige autocontrole e a capacidade de resistir às tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo.

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>