O QUE É PSICOTERAPIA?

A psicoterapia é uma forma de tratamento, mediante o qual uma pessoa treinada, (normalmente um psicólogo clínico), através de uma relação terapêutica, utiliza métodos e técnicas clínicas, auxiliando a pessoa que o procurou a resolver seus problemas emocionais.

Há diferentes modelos e abordagens psicoterápicas. Embora muitos desses tratamentos possam ter elementos em comum, cada enfoque é mais adequado para abordar determinadas situações específicas. Nenhuma técnica isolada é suficientemente abrangente para tratar de todas as psicopatologias.

A escolha da técnica que será utilizada depende de vários fatores, como, por exemplo: o tipo de psicopatologia, as condições da personalidade e das capacidades pessoais da pessoa que procurou ajuda, dentre outras.

Também depende das condições do terapeuta e do seu preparo técnico. O terapeuta, para poder fazer um psicodiagnóstico, deve ter um conhecimento profundo de psicopatologia. Também deve ter um bom preparo técnico, capacidade para avaliar o paciente e selecionar as técnicas mais adequadas, em função das características do paciente e da natureza dos seus problemas. Cabe ao terapeuta estar permeável à eventual necessidade de combinar mais de uma abordagem terapêutica. Portanto, para o exercício correto de funções tão complexas, é primordial que o terapeuta tenha um preparo especializado e uma permanente atualização em função dos avanços científicos da área. Para aprimoramento do terapeuta, além dos anos de estudo, são necessários também anos de supervisão e terapia pessoal.

Além disso, outro fator de fundamental importância é o estabelecimento de uma relação especial entre o paciente e o terapeuta. A qualidade do vínculo, que se estabelece entre a dupla, é essencial para o sucesso da psicoterapia. Por parte do terapeuta, qualidades pessoais, como empatia, cordialidade, sensibilidade, flexibilidade, interesse genuíno por pessoas, confiabilidade, honestidade são essenciais para estabelecer a relação num clima propício.

As sessões de psicoterapia têm duração de 50 minutos e a frequência normalmente é de uma ou duas sessões semanais. Há possibilidade de ser necessária a realização de mais sessões semanais, a critério do terapeuta.

Com relação ao tempo de duração do tratamento, dependerá da sintomatologia e da técnica que será utilizada. Há tratamentos em que se utilizam técnicas mais breves, por exemplo: 12 ou 20 sessões, mas em alguns casos utilizam-se técnicas mais extensas.

 

FAQ – QUESTÕES MAIS FREQUENTES

O QUE É PSICOTERAPIA?

É uma forma de tratamento de problemas emocionais, em que uma pessoa treinada, através de uma relação profissional, utiliza métodos e técnicas, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio emocional do indivíduo. Existem vários tipos de técnicas psicoterápicas, para diferentes casos. O profissional escolherá a técnica de acordo com a formação profissional dele, e/ou de acordo com o quadro clínico do indivíduo.

O QUE É UM PSICOTERAPEUTA?

 O psicoterapeuta é um profissional que, após ter feito uma faculdade, como, por exemplo -medicina ou psicologia- fez um curso de especialização que o habilita para o atendimento clínico, ou seja, ele estudou e foi treinado para tratar problemas emocionais.

O QUE É PSICODIAGNÓSTICO?

 Quando você procura um psicoterapeuta, ele precisa de um período de tempo para conhecer você. Para isso, utiliza-se de entrevistas e algumas vezes da aplicação de testes, com o objetivo de compreender de forma mais completa possível a personalidade. Uma vez alcançado um panorama do caso, ele faz as recomendações terapêuticas adequadas, por exemplo: terapia breve ou prolongada, individual ou de casal, grupo, familiar, se há necessidade de acompanhamento medicamentoso paralelo, entre outras.

QUANTO TEMPO LEVA UMA PSICOTERAPIA?

 Depende do caso e da técnica utilizada. Há técnicas mais breves, em que são realizadas entre 12 a 20 sessões, e técnicas mais extensas. A escolha da técnica pelo profissional depende da formação profissional do psicoterapeuta e dos sintomas apresentados pelo indivíduo.

EM QUE IDADE A PSICOTERAPIA É INDICADA?

 Não existe idade, em qualquer idade a psicoterapia pode ajudar o indivíduo a melhorar suas relações consigo mesmo e com os outros. No caso de crianças pequenas, avaliamos se a dificuldade é da criança ou dos pais. Em muitos casos, a orientação dos pais é benéfica para a melhora dos sintomas da criança.

O QUE DEVO FAZER QUANDO PERCEBER QUE ALGUMA PESSOA ESTÁ COM ALGUMAS DIFICULDADES EMOCIONAIS?

Infelizmente, a maioria das pessoas com dificuldades emocionais não procura ajuda, pois elas pensam erroneamente que são culpadas pelos seus sintomas ou que estes sejam causados por alguma fraqueza pessoal. Acreditam que, com bastante esforço, possam superam seus problemas sozinhas e, com isso, sofrem desnecessariamente. É importante que você aprenda a reconhecer quando seus problemas ou os de pessoas queridas são muito grandes para serem enfrentados sozinhos. Ao invés de criticar e desvalorizar a pessoa com dificuldades emocionais, é muito importante, e até mesmo um dever, compreendê-las e estimulá-las para que busquem ajuda. Você poderá ler nesse site uma série e artigos esclarecedores sobre dificuldades emocionais.