O QUE É LIFE COACHING?
LIFE COACHING ou COACHING DE VIDA é um processo que utiliza ferramentas e técnicas cientificamente validadas para ajudar no desenvolvimento pessoal do indivíduo, potencializando suas habilidades para que possa ampliar as conquistas em todas as áreas da sua vida. O objetivo é potencializar resultados com foco em maiores realizações, alcançando melhores resultados naquilo a que cada um se propõe. O objetivo é atingir um determinado fim e esta finalidade é estabelecida pelo cliente (cochee).

A QUEM É DESTINADO?
É indicado para pessoas que desejam trabalhar o aumento de resultados pessoais, que estejam dispostas a ampliar seus horizontes ou a dar um novo rumo à sua vida e, consequentemente, elevar os níveis de satisfação com sua vida.

QUAIS AS VANTAGENS E BENEFÍCIOS?
O Life Coaching visa a contribuir para o alcance do que é necessário para ter uma vida repleta de conquistas, satisfações, realizações e qualidade de vida. Através dessa técnica, é possível alavancar o desenvolvimento das áreas menos desenvolvidas em sua vida para, no final do processo, você poder estar mais equilibrado e realizado na vida como um todo.

COMO FUNCIONA O PROCESSO?
Na primeira etapa do processo será avaliado o quanto você se sente realizado em cada área de sua vida e o quanto ela lhe proporciona de felicidade.
Obtido este panorama, iremos juntos estabelecer metas e objetivos com prazos definidos para serem alcançados em cada área de sua vida. Trata-se de um processo muito objetivo, que tem um foco.

Dois princípios norteiam o processo de Coaching:

  • Você é responsável pela sua vida -o personagem principal- e as mudanças dependem de você.
  • Você pode aprender novos comportamentos e novas maneiras de pensar sobre as circunstâncias da sua vida.

Portanto, parte-se do princípio de que a responsabilidade pela mudança deve ser assumida por quem está perseguindo seus objetivos: o cochee.

O processo leva a um maior autoconhecimento e ao autodesenvolvimento. Porém, diferentemente da terapia, de forma pontual e direcionada. O objetivo é estimular a pessoa a investir mais em si mesma para usufruir plenamente do seu potencial, pensar as coisas de outro modo, descobrir novas formas de ação, levar em consideração outros pontos de vista visando a conquistar suas metas e objetivos.

FAQ – QUESTÕES MAIS FREQUENTES – COACHING

O QUE É COACHING?

“Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicados por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).” (Villela da Mata & Flora Victoria)

O QUE NÃO É COACHING?

Coaching não é terapia, autoajuda, aconselhamento, nem Mentoring. É um processo que utiliza metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meios de pesquisas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PSICOTERAPIA E COACHING?(*)

Embora ambos os processos usem a fala como elemento principal, há várias diferenças entre as técnicas.

Na psicoterapia, o indivíduo é estimulado a falar livremente sobre suas questões e ai é que a subjetividade aparece, sendo possível trabalhar uma série de questões do sujeito.

Ao contrário, a abordagem de Coaching tem um objetivo específico. O profissional coach trabalha de forma diretiva e pontual. No Coaching, a busca é por uma meta, através da exploração do potencial do cliente, visualizando o que o indivíduo está vivendo no presente e o que ele almeja para o seu futuro. Define-se um foco e trabalha-se apenas com o que foi preestabelecido. A pergunta central do processo é o: “Como”? O foco são as ações no presente para uma construção do futuro desejado. As dificuldades emocionais que porventura emergirem, durante o processo, serão apontadas, mas indicadas para um outro tipo de trabalho: o psicoterapêutico.

(*) Para melhor entendimento, sugiro a leitura dos artigos: “O que é Psicoterapia?” e o que é “Life Coaching”

QUAIS OS TIPO DE COACHING?

As principais áreas de especialização do coaching são:

  • Life Coaching; trabalha com indivíduos que queiram mudar, crescer e reestruturar ou melhorar suas vidas
  • Executive Coaching: tem como foco contribuir para que profissionais e executivos elevem sua performance e evoluam em suas carreiras.
  • Business Coaching: voltado para o aumento dos resultados organizacionais.
  • Career Coaching: planejamento e desenvolvimento da carreira do indivíduo.